slide

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Itaporanga em destaque na Produção do Mel de Abelha. Confira!



O homem sertanejo é acima de tudo um guerreiro, que mesmo vivenciando um ano de chuvas irregulares e muitas dificuldades, procura e encontra na natureza razões para garantir o seu sustento e de sua família.
No Sítio Poço Redondo, município de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, encontramos uma das vinte e cinco Cooperativas de Apicultores de Itaporanga, que trabalham na produção de mel para todo o Estado da Paraíba. O senhor Edízio Paz de Sousa, mais conhecido como “Binha”, que administra o Apiário CAPIMEL, em parceria com sua família e outros cooperados, formam essa cooperativa que produz e comercializa mel de abelha.
Na localidade conserva-se uma reserva ambiental típica do semi-árido nordestino, que possibilita o habitat natural de uma grande quantidade e variedade de abelhas, algumas consideradas em extinção, como é o caso da Abelha Cupira. Essas abelhas sobrevivem alojadas em cupinzeiros, sobre as árvores, são totalmente indefesas (não possuem ferrão) e só saem para trabalhar nas horas mais frias do dia, que por sua vez produzem um mel medicinal e muito raro.
Mas o grande sonho desses apicultores é a concretização do Projeto Casa do Mel, encaminhado pelo COOPERAR ao governo do estado, e que viabilizará a construção, em uma área de 10.000 metros quadrados no Sitio Cachoeira, da futura Sede da Casa do Mel. Segundo seu Edízio: “tudo vai ser diferente, porque agente consegue capital de giro e autorização para comercializar o mel de todos os produtores.”
A colheita é feita de 30 a 60 dias, e cada produção por colméia chega a ser de 35 a 40 Kg. Essa produção é repassada para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) pelo valor de R$6,50 o quilograma.
Blog de Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário