Durante a realização dos festejos juninos em Patos, no Sertão paraibano, prefeitura e Ministério Público do Trabalho (MPT) vão realizar uma campanha de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes. A campanha consiste na produção, reprodução, distribuição e efetiva utilização de cartazes e banners, em especial nas áreas destinadas à realização das festividades de São João, bem como na adoção de medidas práticas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente durante o evento.
Em outras cidades do interior o MPT também vai direcionar equipes para intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas aos direitos das crianças e adolescentes. Na cidade de Princesa Isabel por exemplo, denúncias de trabalho e exploração infantil estão sendo investigadas pelo órgão. Equipe do Ministério Público do Trabalho averiguaram as áreas do lixão de Princesa Isabel e foi constatada a presença de menores trabalhando como catadores.
Uma ação de investigação e apuração dos fatos está sendo enviada ao poder judiciário da comarca de Princesa Isabel para que medidas sejam tomadas.
O procurador do Trabalho salientou que o MPT, através de sua Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, tem atuado como articulador social de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil com vistas à implementação de políticas públicas voltadas para a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Esse trabalho será focado em especial nas cidades do interior da PB .
Nenhum comentário:
Postar um comentário