slide

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

POUCO FOI FEITO PARA SALVAR RIO PAJEÚ NAS CIDADES DA REGIÃO


Enquanto muita gente brincava carnaval na região, a Caravana do Rio Pajeú promoveu um Ato em defesa do Rio, passando por Serra Talhada, Flores, Afogados da Ingazeira, Tuparetama, Fazenda São Pedro dos Dantas em São José do Egito, Itapetim e chegando à nascente do rio na terça de carnaval, na comunidade rural de Brejinho dos Ferreiros, município de Brejinho. Foram feitas filmagens e fotos para um documentário que será encaminhado às autoridades.

“O objetivo do evento é chamar a atenção das autoridades, poder público, Ministério Público e população para o desmatamento e poluição do Rio Pajeú. Das 17 cidades em que Rio Pajeú passa nenhuma tem tratamento de esgotos”, critica Francisco Mourato, representante da Caravana. Ele foi um dos 11 que fizeram o percurso todo a cavalo.
Atualmente, a área da nascente é de propriedade privada e se encontra em estágio avançado de degradação e desertificação. O local está a oito quilômetros da sede do município, Brejinho.

A Caravana desenvolve ações de conscientização pela preservação do Rio Pajeú por meio de palestras, cartas abertas, atos públicos e seminários. Algumas cidades, como Afogados da Ingazeira, e Itapetim realizaram projetos de saneamento global com entidades como FUNASA, COMPESA, Ministério da Saúde e CODEVASF. Mas as obras estão paradas ou pra sair do papel.

Em Itapetim, garante o prefeito o Adelmo Moura que em maio as obras serão iniciadas. Em Afogados, a CEF tem emperrado a liberação dos recursos. E o Rio Pajeú tem pressa.
Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário